segunda-feira, 9 de maio de 2011

um pedido de socorro

tudo no que eu mais quero é ser um bom desenhista, não para mostrar as pessoas que eu sou bom..mas para provar a mim mesmo que eu posso fazer oque eu mais gosto que é desenhar e ser bom nisso.
agradeceria se vocês que são profissionais me ajudassem com dicas em comentários e em imagens, sites tudo oque for possível para meu crescimento pessoal no ramo do desenho artístico, mangá e principalmente figura realista feminina...desde já agradeço a todos e muito obrigado.

Um comentário:

  1. Fala André! Antes de mais nada obrigado pela visita no meu blog, fico feliz que goste de meu trabalho!

    Bom cara, se você quer aprender a desenhar a melhor, algumas dicas que posso te dar são:

    Pratique pratique pratique NO MÍNIMO umas 2-3 horas por dia. E não espere um resultado instantâneo, é um caminho demorado que pode levar anos para você desenvolver uma boa base bacana, mas em alguns meses você já vai sentir diferença. Os melhores artistas nunca param de estudar e consequentemente nunca param de evoluir.

    Começe pelo estilo tradicional de desenho, o realistico e acadêmico. Evite começar por mangá, comics, cartoon ou afins, pois a base de tudo mora no tradicional. Se você começa por algo mais estilizado é capaz de criar vícios no desenho que vai ser complicado "desviciar" mais tarde. Depois que você se acostumar com o acadêmico ai sim pode pular para algum estilo que goste mais.

    Não tente criar alguma coisa do nada por enquanto, quem cria é porque já tem uma boa bagagem na qual pode se apoiar. Ou seja, foque em trabalhar mais a sua observação. O exercício mais básico é copiar no olho. Pegue fotografias de pessoas e coloque ao lado de uma folha em branco e tente reproduzi-las (nada de copiar por baixo do papel).

    Não pense que não existe mérito em cópia desde que seja para estudos, pois todos os artistas começam copiando o que eles vêem para depois reproduzir de outra forma qualquer. Nessa área o uso de referências é imprecindível! Como você está começando, copie copie copie até criar calos! Use sempre fotografias, modelos vivos, desenhe pessoas que convivem com você, etc.

    O ideal mesmo seria você embarcar em um curso de desenho tradicional. Como não sei das possibilidades em sua área, recomendo fazer o que descrevi acima.

    Recomendo também buscar pelos livros "Andrew Loomis - Figure Drawing For All It's Worth" e "Burne Hogarth - Dynamic Anatomy". Esses são os que considero os mais basicos para começar a desenhar. O Andrew vai mostrar as formas de se construir um desenho e o Burne vai estudar anatomia artistica pesada de forma exagerada para facilitar a compreensão. Você pode encontrar esses livros em PDF facilmente pela internet. Se der a sorte de achar em algum sebo, melhor ainda!

    É isso cara, desenho não tem segredo, se você quer ser bom, tem que praticar constantemente. Talento para mim é algo relativo, pois o segredo está em como você enxerga as coisas e transmite para o papel. Treinar a sua observação é fundamental!

    Grande abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir